data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Quando chove, água acumula, e buracos e barro atrapalham condutores
Com a proximidade da colheita da soja, que deve começar entre o fim de março e o início de abril, cresce a preocupação dos moradores do Interior com as estradas. As "ruas de chão" são a única forma de acesso até as propriedades e caminho utilizado para o escoamento da safra.
Em Santa Maria, a prefeitura diz que, periodicamente, há patrolamento, além de colocação de pedras e compactação do solo. Mesmo assim, para quem precisa transitar diariamente pela área rural, o serviço tem deixado a desejar. Pelo menos é o que acontece no distrito de Pains, onde moram cerca de 3,5 mil habitantes, e a economia se sustenta com a plantação de soja e com a produção de leite.
Santa Maria permanece em bandeira vermelha pela quinta semana consecutiva
O agricultor Ernane Badke, 76 anos, afirma que a cada ano é mais difícil passar pela Estrada Pedro Fernandes da Silveira. Segundo ele, é impossível utilizar o centro da via. Morador do local desde a infância, ele conta que os buracos são um problema permanente da população.
- No centro da estrada, não tem como passar, é preciso sempre desviar pela beirada. E é em um trecho curto, não é tão difícil arrumar - opina o agricultor.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Ernane Badke mostra buraco que avança por sua lavoura
Badke também enfrenta outro problema. Por baixo da estrada, que é a principal do distrito, passa uma tubulação que larga a água na direção das terras que ele arrenda para o plantio de soja. Aos poucos, o solo começou a ser corroído, e uma enorme cratera se abriu ao lado da via. Com pedras ao fundo, o buraco representa perigo para quem passa de carro ou até mesmo a pé e segue avançando para dentro da lavoura.
- Reclamamos há anos com os subprefeitos e vereadores, mas não adiantou nada. Se cair um carro aqui, o que sobra? A gente não sabe mais com quem falar - lamenta o produtor.
VÍDEO: RS começa a vacinar idosos a partir de 85 anos na próxima semana
Para o jardineiro aposentado Nadelson Moura, 66 anos, a equipe da prefeitura precisaria "aparecer mais seguido". Ele ressalta que não basta apenas patrolar a estrada para melhorar o trecho:
- Tem que abrir valetas. Eles passam a patrola no centro e não abrem as valetas. Assim, quando chove, fica água na rua. O serviço dura pouco tempo e estraga de novo - reclama o ex-servidor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Nadelson Moura pede que prefeitura realize a manutenção de forma mais seguida
PREFEITURA AFIRMA QUE CHUVA ATRASA A MANUTENÇÃO
A chuva é um dos problemas que fez o cronograma de melhorias atrasar, conforme a prefeitura. Em nota, o Executivo garantiu que o atual subprefeito do Distrito de Pains, Ronaldo Lima, "é conhecedor das necessidades do distrito e, para resolver cada demanda dos moradores que chega até a subprefeitura, mantém permanente contato com as demais secretarias municipais, além de ser disponibilizado número de telefone para contato dos moradores do distrito".
A Estrada Pedro Fernandes da Silveira - nome dado em homenagem a um falecido vereador e pecuarista nascido na região - tem cerca de 50 quilômetros de extensão e parte dela também está no território do Distrito de Arroio do Só. Ainda de acordo com as informações da prefeitura, "com as chuvas dos últimos dias, o cronograma de serviços, previsto para começar nesta semana, no Distrito de Pains, sofreu alterações, pois houve problemas emergenciais para serem resolvidos também em outros distritos, como a manutenção de bueiros e estradas que precisam ser refeitas em função do atoleiro, o que dificulta ainda mais a trafegabilidade." Em fevereiro, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural deve retornar ao distrito para para novas intervenções. Além disso, a pasta ressalta que outras estradas de Pains também receberam manutenção no ano passado
NA COLHEITA
Também em fevereiro, haverá ações especiais da prefeitura com foco justamente na safra 2020-2021. O secretário Rodrigo Menna Barreto solicitou aos subprefeitos um levantamento das mais importantes vias de escoamento do Interior. Esse cronograma terá início a partir de 10 de fevereiro.
PARA RECLAMAR
O telefone para contato com a subprefeitura de Pains é (55) 3226-2581, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.